segunda-feira, 25 de julho de 2016

SÃO JOÃO DE ALCEU EM SÃO PAULO - ALCEU VALENÇA TRAZ A TRADIÇÃO NORDESTINA PARA A CAPITAL


Cantor pernambucano comanda evento de forró ao ar livre em frente ao Parque Ibirapuera como parte do projeto São João SaiderON de Skol

Forró, comidas típicas e muita festa. No domingo, 31 de julho, São Paulo vai se tornar a capital valenciana do forró, com a primeira edição do São João de Alceu – São João SaiderON de Skol. O cantor pernambucano Alceu Valença, junto com Silvério Pessoa, Banda de Pífanos Zé do Estado e Caraivana, comandam mais de sete horas seguidas de “arrasta pé” ao ar livre e aberto ao público. O evento acontece na Av. Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco e ao Parque do Ibirapuera, entre 13h e 20h.

Quem for ao São João de Alceu vai poder conferir também uma Feira Gastronômica com barracas e FoodTrucks com comidas e bebidas típicas das festas juninas. Além de toda infraestrutura com banheiros, segurança e posto médico. Além de bicicletário e serviço de limpeza e coleta reciclável. A produção do evento é da Pipoca.co, ativismo cultural de ruas, responsável também pela produção do Bloco Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença em São Paulo, além de outros blocos, festivais de literatura de rua, de teatro e outros movimentos culturais.

O São João de Alceu – São João SaiderON contempla a maior festa do Nordeste com toda a força de sua identidade. E tome xote, baião, embolada, coco, martelo agalopado, chamego, aboio, toada, arrasta pé. Alceu Valença, nascido em São Bento do Una (“numa região próxima a de Gonzaga”, como costuma dizer o cantor), assimilou tais gêneros diretamente da fonte: nas feiras e alto falantes de sua cidade natal. Não por acaso, sua obra é repleta destas influências.

No show não vão faltar algumas de suas composições mais conhecidas, que remetem ao forró - entre elas “Coração Bobo”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Cabelo no Pente”, “Solidão”, “Embolada do Tempo” e “Lava Mágoas” (parceria com Dominguinhos), além de composições de Luiz Gonzaga (“Baião”, “Sabiá”, “Juazeiro”, “Xote das Meninas”) - formam a base do repertório. “O São João do Alceu mostra a potência do forró verdadeiro, que vem do Brasil profundo. É um gênero que se renova a cada geração que o redescobre. Está acima dos modismos porque é feito com a alma” – afirma o cantor.

Já Silvério Pessoa vem da região de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco. Desde o início de sua carreira, como líder da banda Cascabulho, mostra intimidade com os gêneros do sertão. Um de seus mais elogiados trabalhos, o álbum “Bate o Mancá”, de 2000, propunha uma releitura com timbragem contemporânea do repertório de Jacinto Silva. Seu mais recente lançamento, “Cabeça Feita”, de 2015, recria o repertório de Jackson do Pandeiro com fidelidade às irresistíveis síncopes e contratempos da obra do Rei do Ritmo.

A Banda de Pífanos Zé do Estado é um dos grupos de música regional há mais tempo em atividade no país. Fundada em 1934, em São Bento do Una (PE), pelo sanfoneiro José Feliciano Rodrigues, o Zé do Estado, o grupo mantém-se atuante através de gerações. Atualmente liderada pelo Mestre Anderson do Pife, a banda radicada em Caruaru explora as sonoridades do pífano e da sanfona aliadas a um forte componente de ritmo e percussão. Acaba de lançar seu primeiro disco, com direção de Cesar Michiles e produção de Paulo Rafael.

Serviço:

São João de Alceu – São João SaiderOn – Skol


Data: 31 de julho, domingo
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco e ao Parque do Ibirapuera
Horário: das 13:00 as 20:00hrs
Atrações: Alceu Valença, Banda de Pífanos Zé do Estado, Silvério Pessoa e Feira Gastronômica
Preço: Entrada gratuita
Venda de bebidas alcoólicas apenas para maiores de 18 anos
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário