quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cantora Isabella Fialho Lemos - Voz do Coração

Nesta semana tivemos a felicidade de conhecer o lindo trabalho da cantora Isabella Fialho Lemos, que muito nos encantou. Agora, abaixo, você confere um pouco mais sobre a trajetória incrível desta grande artista catarinense.

Foto: Luiza Filippo

Nascida em 07 de março de 1958, a cantora Isabella Fialho Lemos é catarinense, nascida em Florianópolis/SC, Manezinha da Ilha com sangue mineiro, filha de Vera Fialho Lemos e José Lemos Sobrinho (família de músicos, principalmente instrumentistas no berço da música mineira).

Primeira neta, primeira filha, primeira sobrinha por parte de Mãe, nasceu numa família tradicional onde os costumes ilhéus eram sempre preservados. Até os 10 anos morou com sua Avó materna e uma tia avó, numa casa maravilhosa, que acabou tornando-se, por um tempo, patrimônio histórico da cidade. 


"Me chamavam e me tratavam como uma “princesa”, título que para mim se adequava perfeitamente, pois como boa pisciana, vivia no mundo dos contos de fadas e das fantasias. Sempre me identifiquei com as passarelas e festas glamourosas, pois desde pequena era constantemente convidada a participar de desfiles e a cantar em diversos eventos promovidos pelos clubes locais (Doze e Lira)." 

“CANTAR É MOVER O DOM” (Djavan)/ "LUGARES E PESSOAS, SÃO ACORDES EM MOVIMENTO"(João Donato) / A MÚSICA SUBLINHA A VIDA DA GENTE 

Entre 08 e 10 anos de idade, seu pai, José Lemos, observando meu talento, costumava levá-la, aos domingos, a um programa de auditório no ginásio do SESC (ao lado do IEE) promovido pela antiga Rádio Guarujá, sob o comando do radialista, locutor e apresentador de programas de auditório, Edgar Bonassis, o tio Bona como era chamado.

Suas preferências musicais, já eram muito sofisticadas para uma criança, pois seu pequeno repertório baseava-se em Chico Buarque(Carolina), Sérgio Bittencourt, filho de Jacó do bandolim (Modinha e Naquela Mesa), Edmundo Souto e Paulinho Tapajós (Cantiga por Luciana), todas compostas no ano de 1968. 


Lembro de minha amiga Rachel Noronha também fazendo parte desse programa. Era indescritível minha alegria ao ser tão gentilmente saudada e acolhida por aquela seleta plateia, também rodeada de crianças como eu. Foi aí que tive a plena certeza de que a música era parte de minha alma, encantando a todos e por si só, encantada!! 

Em seguida, para aperfeiçoamento de seu dom, acabou se matriculando numa aula de violão sob a batuta da querida professora Regina Rosa Vaz, irmã do saudoso compositor e cantor Luiz Henrique Rosa.

Sua iniciação musical passou também pelas mãos da Maestrina Rute Gebler, professora de música no Colégio Coração de Jesus, onde estudava. Na fase da adolescência, acostumada a cantar em rodas de família, já participava cantando e tocando também em muitas missas no Colégio Catarinense onde passou a fazer parte do grupo “Comunidade, Luz e Vida”, unindo-me aos amigos Aurélio Baptista e Grego Meintannis, responsáveis na época pela parte musical do grupo. Ainda nesta época participaram juntos do I Festival da Ilha no TAC, onde se selava a partir daí, sem que soubesse, uma bela parceria que daria frutos mais tarde. Com a amizade e o namoro com Marcelo Muniz passou também a ser intérprete de várias canções compostas pelo mesmo nos Festivais da Canção do IEE, onde, logo em seguida, surgiu o Grupo Engenho.

Aos 17 anos de idade, mais precisamente no ano de 1976, entrou para o Movimento de Emaús, tornando-se logo "Coordenadora do Folclore"(grupo responsável pela música) em todas as atividades do Movimento. Nesse mesmo ano, comecei a trabalhar no BESC, onde também exerceu sua função de cantora através de trabalhos de sensibilização e de relacionamento interpessoal para toda a Rede Besquiana.
Sempre ligada à música de alguma forma, no ano de 1991 foi convidada a participar do show Janelas Abertas" de Leléco Lemos e do show Conexão, da Banda Immigrant, ambos no CIC, onde se apresentou como backing vocal. 

Nesta época já cantava ao lado de Elisabeth Faraco, minha amiga e parceira vocal em vários projetos. Lembro com muito carinho desses dois momentos, pois foi como uma revolução dentro de mim estar nos palcos com nova roupagem interna e externa, literalmente. Foi a primeira vez que usei uma saia de couro curta, num palco. Uma verdadeira quebra de paradigmas e padrões em minha vida! 

A MÚSICA PARA MIM É UMA PROVA DE QUE DEUS EXISTE. SEMPRE TIVE O DESEJO DE SER UMA PESSOA SIGNIFICATIVA, TRANSFORMADORA! 

Como sempre se considerou uma mulher de natureza mística, espiritual, tendo sempre a necessidade de fina conexão com o "divino", no ano de 1993 foi criadora e idealizadora do projeto “Grupo Musical Clave de Fé”, que anos mais tarde (1997) gravou o CD “Tons de Deus” com lançamento no TAC. Este CD foi reconhecido pelo então Papa João Paulo II, destacando-se como primeiro trabalho de músicas sacra, gravado por católicos em Santa Catarina, merecendo carinhosa carta de agradecimento e benção especial do Santo Padre.
Sempre muito atuante no Movimento de Emaús, teve a honra de interpretar durante vários anos a personagem "Verônica", cantando para uma multidão de fiéis que acompanhavam os Ritos Pascais.

Desfrutou de participações como cantora no show e CD "Luz da Caminhada" realizado no teatro do CIC, produzido pelo próprio Movimento, onde se classificou em primeiro lugar e como melhor intérprete com a música "Filho Pródigo" de Valmor Rabelo.

HÁ MELODIAS DENTRO DE NÓS QUE SÃO IMORTAIS.

A parceria com Aurélio Baptista voltou no ano de 2001, quando, a convite do mesmo, passou a integrar a formação da Banda Dasantigas (músicas internacionais que marcaram os anos 60, 70 e 80), sucesso de público e crítica até hoje. São 16 anos fazendo parte desse maravilhoso projeto musical, onde já teve o prazer de fazer a abertura de shows, como o do cantor Fábio Júnior e dos grupos internacionais, Creedence e Village People.

Um presente excepcional acontece em setembro de 2006 sem que eu pudesse sequer imaginar! Quando em minha participação na equipe de coordenação do I Festival Mundial da Paz, realizado em Florianópolis, tive o imenso prazer de cantar a música "Se eu quiser falar com Deus" ao lado de Gilberto Gil (dispensa comentários), no auditório do Centro de Eventos da UFSC. Indescritível, pois não havíamos combinado nada e eu estava, à pedido da Coordenadora Geral do evento, fazendo uma homenagem ao então Ministro da Cultura, Gilberto Gil que fazia parte da mesa de convidados e celebridades. De repente, a voz dele se une a minha e fazemos um dueto que até hoje ressoa no coração!! Agradeço sempre à Deus esse momento eterno!! 



Em 2008, como um resgate da bossa nova e MPB nos barzinhos de Floripa, assumiu novamente, ao lado de Aurélio Baptista a co-criação do projeto "Banda Sabor Brasil", como vocalista e arranjadora vocal, onde se encontro até hoje. Neste projeto, teve a grata satisfação de estar ao lado do grupo Quarteto em Cy, conhecido nacionalmente, ajudando a produzir um show realizado em Florianópolis no antigo Café da Corte em São José.

Muitas participações nos shows de compositores e cantores renomados aqui da Ilha, como: Luiz Meira, Leléco Lemos, Jorge Coelho e Wagner Segura. Este último com sua participação no show e CD Nova Manhã, interpretando a música "Rosas Amarelas". Participação especial também nos shows: Pérolas Musicais (2014/2015) e Banda Aroeira (2010), ambos como uma das vocalistas.
Em outubro de 2013, à pedido de uma produtora local, foi convidada para abrir o show da cantora carioca Cláudia Amorim, realizado no TAC.

Recentemente, em 2015, realizando sonhos musicais, descubro mais uma habilidade até então desconhecida por mim: produtora e criadora de projetos musicais em parceria com Regiani Parisi Freitas e uma equipe de profissionais, como José Alberto Caldeira de Andrada e Cláudio Oliveira, ambos designers. Juntos realizamos os shows: "Questão de Mulher " com a Banda Sabor Brasil, onde me apresentei ao lado do cantor e compositor Luiz Vicentini e "Tons de Deus, uma história cantada" com o Grupo Clave de Fé. Neste último tive o prazer e a alegria de cantar ao lado de meus dois filhos, Guilherme e Maria Fernanda! Um sucesso!! 

Através da Empresa e Consultoria Organizacional ECOTalentos da qual é sócia fundadora, participa de palestras em todo o Brasil utilizando a música como ferramenta primordial na sensibilização e facilitação de grupos.

Hoje, olhando para tudo isso, observo que o tempo passou, mas algumas características que definem uma pessoa jamais passarão. Meus princípios e valores permanecem intocáveis e eternos em mim! Por isso e muito mais, me faço gratidão diante de Deus e Maria que me conduziram e conduzem a cada instante na escola da Vida. 

Que a minha voz, possa levar o melhor de mim, aquilo que eu sinto que sou e que ainda não descobri, para ajudar a fazer do coração das pessoas que ouvirem o meu canto, um santuário mais pleno, mais feliz, mais repleto do Amor divino, pois a música me escolheu!

Em setembro de 2016 apresentou, pela primeira vez, o show especial "Bella - Voz do Coração", no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, projeto este que pretende repetir em breve, devido ao grande sucesso.

Foto: Luiza Filippo
Confira a linda apresentação, que contou com a participação da jovem cantora Giulia Soncini:

Nenhum comentário:

Postar um comentário