quinta-feira, 9 de junho de 2016

VeRo, de Deborah Colker, estreia no palco do CIC em junho

Inspirado nos Jogos Olímpicos do Rio, novo trabalho da renomada companhia será encenado nos dias 18 e 19, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis

Cia Deborah Colker/Divulgação

Em 2016 o Brasil sediará o principal evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e Deborah Colker tem a honra de ser a Diretora de Movimento responsável pela cerimônia de abertura. Alguns dos espetáculos da Cia de Dança Deborah Colker, notoriamente Rota e Velox trabalham com movimentos artísticos que remetem a prática esportiva como veículo para a liberdade expressiva e orgânica refletida no espírito olímpico. Ao unir partes dos dois trabalhos, Deborah compôs VeRo, espetáculo que a companhia trará a Florianópolis para duas apresentações, dias 18 e 19 de junho, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões serão às 21h e os ingressos estão à venda.

Deborah resolveu juntar Velox, espetáculo lançado em 1995, e Rota, em 1997, dois dos maiores sucessos de público da Companhia, tendo tido mais de 2 milhões de espectadores em suas apresentações, criando assim o espetáculo VeRo. Em seu primeiro ato, os movimentos Ostinato, Cotidiano e Sonar utilizam o vocabulário do balé clássico e da dança contemporânea, brincando com gestos do dia a dia e movimentos no solo; imprimindo força, leveza, humor, velocidade e dinâmica, marcas registradas de Deborah. Com um repertório de gestos ordinários transformados em movimentos, carregados de intenção, mas fora de seus contextos, eles evocam o drama, a comédia, o lúdico e o patético, se destacando com seu ritmo e precisão, na busca pelo equilíbrio perfeito. No fundo da cena, o palco verticaliza-se em uma Parede de 7 metros de altura onde os bailarinos realizam um balé aéreo desafiando a lei da gravidade com irretocável desenvoltura. Logo em seguida Kung Fu, Atletismo e Jogo.

No segundo ato, os bailarinos se deslocam em estado de flutuação, como astronautas dentro de uma nave sem Gravidade. Os movimentos ganham novas densidades, em meio a manobras milimétricas e vagarosas que demandam um equilíbrio e resistência muscular incomuns, os bailarinos experimentam várias possibilidades de caminhar em suspensão, em todos os sentidos e direções. Por fim, uma Roda de 5 metros de altura toma conta do palco. Inspirada nos parques de diversões e na rotação da Terra, a Roda é a mais perfeita tradução material da investigação em torno da física e da mecânica do movimento. Todos os movimentos dentro e fora da roda buscam a circularidade. 

Em fluxo contínuo, os bailarinos dançam sob forças centrífugas e centrípetas, a ação propaga-se por cada uma das seis escadas e pelos meandros da Roda, desenhando uma profusão de imagens de grande impacto visual. 

VeRo coloca em cena a eletrizante combinação de vitalidade e perigo, compilando no palco as marcas características do trabalho de Deborah Colker e forma um terceiro espetáculo que propõe uma ocupação radical do espaço cênico, expondo com proeza os questionamentos de sua coreógrafa sobre a física dos movimentos.

SERVIÇO

Espetáculo: VeRo (Cia Deborah Colker)
Quando: 18 e 19 de junho de 2016
Local: Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis-SC
Horário: 21h
Ingressos: R$ 120 (R$ 60 para meia-entrada), à venda nas bilheterias dos teatros Ademir Rosa, Álvaro de Carvalho (TAC) e Pedro Ivo e por meio do site www.blueticket.com.br
Produção Local: Orth Produções


Nenhum comentário:

Postar um comentário