sexta-feira, 8 de abril de 2016

David Tavares em Curitiba

 
Músico internacional, David Tavares apresentou-se em Curitiba hoje, dia 8 de abril, único show de lançamento do novo CD, Ni tan rey, ni tan Ratón. O evento reafirma sua relação com o Brasil, o que não significa retorno definitivo: “Talvez num futuro [morar por aqui], mas no momento fico na Espanha. ”

Acompanhado por André Prodóssimo (baixo elétrico), Paulo Mestre (voz) e Márcio Rosa (bateria), o artista promete uma noite especial: “Estou preparando as principais músicas do novo CD com a banda aqui de Curitiba, e também algumas dos discos anteriores, com alguma interpretação de algum clássico da música popular brasileira de presente para o público”, afirma.

Antes da apresentação, que aconteceu no Auditório Antônio Carlos Kraide, ele concedeu entrevista exclusiva aqui no Reduto da MPB.

Não é muito comum uma ilustração infantil ser a capa de um CD. O que te levou a fazer isso?
É que normalmente na capa de um disco de um violonista está um violonista com um violão na mão, então aproveitei essa oportunidade de não ser tão evidente.

Como explicar o título desse trabalho?
Nem tão rei nem tão rato porque significa nem uma coisa nem outra. Como no meu CD tem uma mistura de estilos e músicos, achei que combina com o tipo de música que tem no disco. E aproveitando também o desenho da capa do disco que aparece, esse rei com o violão e uns ratinhos pelo chão e a coroa, achei que ficou uma boa combinação.

Qual a importância do Rafael Morales nesse trabalho?
Rafael Morales tem uma importância muito grande, porque foi um dos meus maestros de guitarra flamenca, e sempre fazemos concertos juntos. Então a ajuda dele foi fundamental desde cuidar a afinação do violão durante a gravação até a escolha dos músicos adequados para uma canção. 

Apesar de ter sido gravado na Espanha, esse CD foi mixado e masterizado em Curitiba. Fale sobre isso.
É que os padrões aonde eu estava gravando, eram mais direcionados a música flamenca, e como nesse disco tem muitas composições brasileira e canções, achei que André Prodóssimo seria mais adequado para este tipo de música, já que ele já produziu e gravou vários artistas de música popular e está atualizado com os padrões brasileiros de gravação e produção.

O que espera desse novo CD?
Espero agradar o meu público habitual e conseguir ampliar a outro tipo de público acostumado não só a música instrumental.

Qual a importância do ensino de música na escola desde a época infantil?
A importância é muito grande porque nessas idades a gente pode aprender muito mais e mais rápido, e aprendendo música, desenvolvemos nossa sensibilidade, concentração, comunicação e criatividade e também conhecemos outras culturas e maneiras diferentes de comunicação.
 

4 comentários:

  1. A apresentação no dia 8 de Abril de 2016 às 20:00, em Curitiba, despertou um sentimento que, nem sabíamos que existia, é um prazer inestimável Não há palavras capaz em descrever esta sensação, emoção, alegria que nos traz à mente ao consciente Não há palavras realmente é maravilhoso só estando presente pra compreender. Parabéns a todos em especial ao David Tavares.

    ResponderExcluir
  2. A apresentação no dia 8 de Abril de 2016 às 20:00, em Curitiba, despertou um sentimento que, nem sabíamos que existia, é um prazer inestimável Não há palavras capaz em descrever esta sensação, emoção, alegria que nos traz à mente ao consciente Não há palavras realmente é maravilhoso só estando presente pra compreender. Parabéns a todos em especial ao David Tavares.

    ResponderExcluir
  3. A apresentação do dia 8de abril em Curitiba, sem dúvida, nos despefta sentimentos que, muitas vexes, nem sabíamos que existiam. É inexplicável a sensação de prazer. Maravilhoso, mais que isso, esplêndido! Parabéns a todos em especial ao David Tavares.

    ResponderExcluir